Até o momento, temos 8.715 vias cadastradas em 1612 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Dados do local Rio de Janeiro > Petrópolis > Morro do Brejal

Ampliar imagem Morro do Brejal
Foto: Luiz Claudio Antunes
Saída da estrada principal (Estrada do Taquaril) para o Vale da Paz, confome descrição do acesso. Também é o acesso para o Contraforte do Taquaril.

Morro do Brejal
Cadastrada por: Luciano Bender, em 03-01-2020 às 11:25
Descrição: Montanha situada na região rural conhecida por Taquaril, com um ótimo potencial para abertura de novas vias. De grandes dimensões, possibilita a abertura de escaladas com mais de 450 metros. Quanto mais se anda para esquerda da canaleta (falsa chaminé), menor é a inclinação da parede. A parte mais à direita da canaleta é a mais vertical.
Como chegar à base: O acesso ao cume do Morro do Brejal se dá pela comunidade do Brejal. Entretanto, o acesso à via do "Coisa Ruim e Cia. Ltda." se dá pela comunidade do Taquaril.

O acesso à base da referida via não é muito difícil. Do local onde se deixa o carro até a parede, não se leva mais do que 20 minutos. Entretanto, é preciso que a trilha esteja aberta. Caso contrário, terá que se varar muito mato.
Obs.: segundo um dos conquistadores, o proprietário está proibindo o acesso. Novo acesso deve ser negociado em eventual tentativa de repetir a via.

Suba a União Indústria, no sentido Posse, até Estrada do Taquaril. Depois, suba a estrada do Taquaril. A mesma estrada de acesso para o Abrigo do Elefante e para o Contraforte do Taquaril (Via Shelong).

Depois de passar a Escola Municipal Taquaril, entre à esquerda. Na bifurcação seguinte, entre novamente à esquerda (Vale da Paz), passe pelo Sítio Macaúbas (logo à esquerda), continuei subindo. Passando o riacho, existe uma entrada logo à esquerda. Neste trecho é o início da caminhada e o melhor local para se deixar o carro. Continue subindo pela estrada até chegar a uma casa abandonada. Daí para cima, há uma trilha à direita da casa.

Outro suposto caminho é por um riacho, alguns metros antes da estrada onde se deixa o carro. Este caminho (caso chegue perto da pedra) parece ficar muito à esquerda da via.